Rally dos Sertoes 2013 está chegando ao final

Imprimir Imprimir

O Rally dos seroes 2013 está chegando ao final. A competiçao acaba amanha, dia 03 de agosto e começou no último dia 25. Trata-se do maior rali do mundo disputado dentro de um único país.

Dentre as inovaçoes da ediçao 2013, encontramos a associaçao com elementos tecnológicos. Além da utilizaçao de micro câmeras de ação Go Pro, que já tem um espaço garantido nos cockpits e capacetes dos competidores, os tablets também estão buscando o seu espaço nas mãos dos navegadores. Um dos equipamentos sugeridos pela organização e que já está sendo utilizado é o aplicativo para esses dispositivos mobiles, desenvolvido pela TOTEM, que faz uma versão digital do road book (planilha) dos competidores. O sistema serve como um apoio na navegação e trabalha integrado ao odômetro, tendo as referências atualizadas automaticamente e com alertas de proximidade. Existe um módulo para o navegador e outro para o piloto.

Como se trata de uma competiçao de velocidade, uma série de equipamentos é necessária dentro de cada veículo para assegurar a confiabilidade das mediçoes de ultrapassagem e velocidade. A organizaçao do evento exige a utilizaçao do GPS Unik2, da empresa francesa ERTF (disponível para locação). O aparelho unifica o sistema que fez o rastreamento dos competidores na última edição e o Sentinel, que é utilizado para um veículo mais rápido pedir passagem para quem está mais lento a sua frente, elevando o nível de segurança dentro dos trechos cronometrados.

Outro item obrigatório dentro dos veículos é um rádio VHF base com frequência fechada. O rádio é o principal meio de comunicação dentro da prova.
Carros, motos, quadriciclos, caminhões e UTVs estão na disputa do Sertões, uma aventura que vai percorrer o total de 4.115 km.  Veja abaixo o mapa com o percurso.

Mapa_Sertoes

 

 

© HUSABERG 2013